Salame de Chocolate

Ontem apeteceu-me cozinhar este doce.
Há anos que não o fazia. E uma das razões porque deixei de o fazer foi, porque a receita que tinha era com ovos crus e eu não sou muito fã de doces com ovos sem ser cozinhados.
Outra das razões prendia-se com o facto de ter de envolver a massa à mão, ficava sempre com metade do doce colado aos dedos. Claro, na bimby é bem mais fácil e "clean".
Tenho o livro "Massas e Doces", li a receita e vi que os ovos são cozidos a 70ºC, então peguei e refiz à minha maneira.
Ora cá vai... e façam é mesmo muito bom... e só leva 50 g de açúcar. Coisa pouca.


Ingredientes
1 pacote de bolacha tipo Maria (200g)
130 g de chocolate em pó
3 gemas de ovo Tam. L
50 g de açúcar
100 g de manteiga





Preparação
Dentro de um saco de plástico coloque as bolachas e parta-as com as mãos. (Eu faço assim porque se fizer na bimby ficam partidas demais e eu não gosto). Reserve.
Coloque no copo o chocolate, as gemas, o açúcar, a manteiga e programe 3 min/ 70ºC/vel 1.
Junte as bolachas reservadas e programe 10 seg/vel 3.
Deite a massa do salame em papel de alumínio e forme um rolo bem apertado. Guarde no frio para que endureça.

Fonte: adaptado do Livro Massas e Doces - Bimby, pagina 84.




E que bem que sabe com  um cházinho.


1 comentário: