Lombo de porco assado em molho de mel - Gordon Ramsay

Ingredientes
2 kg de carne de porco da perna (se possível embrulhe-a em guita)
1 Cenoura
1 Cebola
1 Alho francês
1 Pau de canela
1 Colher de chá de pimenta
Coentros
2 Folhas de louro
25 Cravos da india
Sal q.b.


Molho
200g de açúcar demerara
25 ml de vinagre de Xerez
100 ml de Vinho Madeira
250 g de mel


Preparação
Numa panela larga, coloque a carne de porco, os legumes, a pimenta, o louro, os coentros, o sal. Deixe ferver, e depois baixe o calor para o mínimo e deixe cozinhar por cerca de 2 1/2h.  Se necessário adicione agua a ferver. Remova impurezas que possam surgir no cimo da agua.


Findo este tempo, escorra a agua da panela (ou aproveite e faça uma sopa). Retire a carne e coloque numa tábua a esfriar um pouco. Corte a guita.
Coloque a carne num pirex e com uma faca faça um xadrez na parte de cima do lombo e nas junções de cada linha coloque os cravos tal como vê na imagem abaixo:



Pré-aqueça o forno a 190ºC. E vamos fazer o molho.
Numa caçarola coloque o açúcar, o vinagre e o vinho e leve a ferver.  Depois adicione o mel e assim que ferver de novo retire do calor.
Despeje metade do molho por cima do lombo e leve ao forno por 15 minutos. Passado este tempo retire o lombo do forno e coloque por cima o resto do molho e leve ao forno por mais 35 minutos. Durante a assadura regue o lombo por 3-4 vezes com o seu molho.
Vá rodando o pirex para que a assadura seja uniforme. 
Retire do forno e deixe repousar cerca de 15 minutos antes de servir.

Nota. Eu acompanhei com arroz branco e salada de couve branca temperada com limão, o agro desta salada combinou n a perfeição com o adocicado do lombo... Nós adoramos! Perfeito mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário