Arroz doce da Beira Baixa





Ingredientes

1 Litro de leite Gordo ou 800 ml de leite meio gordo e 200 ml de Natas
130 gr de arroz carolino
1 casca de limão
1 pau de canela
1 pitada de sal
150 gr de açúcar

Execução ( para quem tem bimby).
Coloque todos os ingredientes no copo, excepto o açúcar. Programe 50 min, temp 90º, velocidade colher inversa.
Quando terminar, junte o açúcar e programe 10 min à mesma temperatura e velocidade.
Deite num recipiente grande ou em taças e quando estiver frio polvilhe com canela. Pode polvilhar com açúcar e queimar com o ferro.

Nota: não aumentar a velocidade se não sai papas...

Para quem faz na panela... o tempo é mais ou menos o mesmo. Caso note que o arroz esta a ficar seco junte mais leite mas sempre ja a ferver.

Notas minhas...
Este arroz é cremoso, fica com um cremezinho no fim de feito.
Penso que na receita original ele é feito com leite de ovelha... mas vou confirmar.
Na Beira Litoral o arroz doce já nao é assim... leva gemas e fica seco, pessoalmente depois de provar este nao quero mais o da minha terra.
O arroz deve ser do carolino, pois tem de ficar muito bem cozido e abrir, não pode ficar duro.

Fonte: Da minha Sogra
Rute

2 comentários:

  1. E já agora, como é essa receita da beira litoral? O meu marido fala em arroz doce seco que a mãe dele fazia, mas eu nunca provei. Gostava muito de experimentar!

    ResponderEliminar
  2. O arroz de cá é parecido, nao leva as natas e faz-se so com leite meio gordo.
    No fim, aquando do açucar junta-se 4 gemas de ovos ou um pudim boca doce de baunilha.
    Fica mais seco.

    ResponderEliminar